Billie Joe Armstrong
Historia
Billie Joe Armstrong (Oakland, Califórnia, 17 de fevereiro de 1972) é um cantor dos Estados Unidos, vocalista e guitarrista da banda Green Day. Seu pai, Andy, era um motorista de caminhão e um baterista de jazz nas horas vagas, morreu de câncer, quando Billie Joe ainda tinha dez anos de idade (Setembro de 1982). Sua mãe chama-se Ollie, era uma garçonete e uma fã de música country.
Ele é o mais jovem de seis irmãos (David, Allen, Marcy, Holly e Anna). Viveu com a sua família em Rodeo, Califórnia, nos Estados Unidos.
Apesar de não gostar muito de dar informações de si mesmo, foi "medido" por seus fãs que espalharam na Internet fotos e comparações que constataram aproximadamente 1,70 m. Ele tem os olhos verdes e cabelos naturais da cor castanho avermelhado, apesar de nunca ter sido visto com a cor original.
Historia
nfância
Quando criança, Billie costumava cantar nos hospitais para animar os pacientes. Ele também gravou a canção "Look For Love" (sua primeira), para a gravadora local Fiat Records quando ele tinha cinco anos.
O primeiro disco que Billie comprou foi de Elvis Presley, The Sun Sessions, mas depois de um tempo, Billie foi influenciado por amigos a gostar de bandas punks, tipo DOA, TSOL, Dead Kennedys e principalmente Ramones. Quando tinha apenas dez anos, ganhou um presente de seu pai antes dele morrer: uma guitarra elétrica, que ele comprou usada. Billie chamou a guitarra de "Blue", que era uma Fernandez Stratocaster e até hoje ele usa réplicas da guitarra. Ele modificou a "Blue" colocando um Humbucker na posição da ponte, primeiro um captador Bill Lawrence, e logo depois substituiu por um Seymour Duncan JB. Mais tarde, com quatorze anos, ele escreve outra canção, "Why do You Want Him?", feita para sua mãe, que havia terminado um relacionamento. A canção aparece no álbum de estréia do Green Day pela Lookout! Records, 1,039/Smoothed Out Slappy Hours.
O início com o Green Day
Billie e Mike se conheceram na escola, e discutiram sobre compor. Billie Joe chegou a trabalhar como entregador de pizza e limpador de piscinas.
Ainda com seus quatorze anos, Billie e Mike Dirnt formaram uma banda com o baterista Al Sobrante, The Sweet Children. Eles fizeram muito sucesso pelas redondezas fazendo pequenos concertos.
Em 1989, a banda mudou seu nome para Green Day e começou a sua primeira turnê. Ainda em sua primeira turnê Billie conheceu a sua atual esposa e mãe de seus filhos.
Por volta de 1991, quando o primeiro CD da banda já havia sido lançado, Al Sobrante saiu para terminar os estudos, e seu professor de bateria, Frank (Tré Cool), toma seu lugar, um pouco antes do Kerplunk, o segundo CD da banda a ser lançado.
Já em turnê com o Green Day, Billie conheceu Adrienne Nesser nos concertos. Ela pediu o telefone de Billie para manter contatos de como adquirir as fitas da banda, e nisso foram se falando e começaram a namorar. Mas Adrienne era de outro estado (Minnesota), tanto é que no álbum Kerplunk, Billie escreveu a canção "2000 Light Years Away", que fala sobre estar distante de Adrienne. Em 1994 eles se casaram, e após a cerimônia, que durou apenas cinco minutos, tomaram cerveja para acalmar os nervos. Em 1995, Billie e Adrienne tiveram seu primeiro filho, Joseph Marciano Armstrong (mas conhecido como Joey), nascido em Março, e em setembro de 1998 nasce o segundo, Jacob Danger Armstrong.
Billie é fundador e sócio parcial da gravadora Adeline Records, que fica em Berkeley. Ele possui uma banda paralela, na qual é vocalista e guitarrista, chamada Pinhead Gunpowder, em que toca até hoje. Ele também já tocou com outras bandas como The Influents, Corrupted Morals, Rancid, The Lookouts, Goodbye Harry e Blatz. Mais recentemente, fundou a banda Foxboro Hot Tubs, que tem como alguns dos integrantes Mike Dirnt, Tré Cool e Jason White. Em maio, eles lançaram um CD e já estão em turnê pela East Bay. Além de ser vocalista e guitarrista, também sabe tocar gaita, bandolim, bateria, piano,saxofone e contra-baixo.
Vida pessoal
Em 1990, Billie conheceu Adrienne Nesser num dos concertos de Green Day durante a sua primeira turnê em Mankato, Minnesota, com quem se casou no dia 2 de Julho de 1994. No dia seguinte á cerimónia de casamento, Adrienne descobre que está grávida. Têm dois filhos: o primeiro Joseph 'Joey' Marciano Armstrong que nasceu em 28 de Fevereiro de 1995 e o segundo Jakob Danger Armstrong que nasceu no dia 12 de Setembro de 1998. Adrienne é fundadora da produtora Adeline Records juntamente com Armstrong.
Armstrong se identificou como bissexual dizendo em uma entrevista de 1995 com o advogado, "Eu acho que sempre fui bissexual. Quero dizer, é algo que eu sempre fui interessado em que eu acho que as pessoas nascem bissexuais, e é exatamente isso nossos pais e tipos de sociedade que nos fazem virar para fora esse sentimento de "Oh, eu não posso." They say it's taboo. It's ingrained in our heads that it's bad, when it's not bad at all. It's a very beautiful thing."Dizem que é um tabu. É enraizada em nossas cabeças que é ruim, quando não é de todo mal. É uma coisa muito bonita
Conhecido por ser Monógamo (quem tem só uma parceira sexual a vida toda) e ele mesmo assumir nunca ter feito sexo com grupies, leva com bom humor nas entrevistas, dizendo que "a vantagem do casamento é que se você falha um dia no sexo, no outro pode se redimir".
Curiosidades
O vocalista Billie Joe Armstrong praticamente aprendeu a cantar assim que disse suas primeiras palavras. Quando era criança, ia em hospitais cantar para alegrar os pacientes. Os seus dotes musicais começaram a emergir desde pequeno tendo gravado a sua primeira música "Look for Love" com cinco anos de idade.
Billie Joe conheceu Mike Dirnt quando tinha 10 anos, antes de Andy (Pai de Billie) morrer de câncer. Mike Dirnt foi um dos poucos amigos de Billie que chegou a conhecer Andy.
Armstrong ganhou sua primeira guitarra do pai, que a deu ao filho antes de morrer. Hoje o vocalista chama a Fernandez Stratocaster de "Blue".
Em 1987, Quando Mike completou 15 anos, ele se mudou para a casa de Billie, os dois passaram a trabalhar de ajudantes de garçom no Rod's Hickorys Pitt, neste mesmo ano Mike e Billie começaram a banda "Sweet Children" e chamaram Al Sobrante (John Kiffmeyer) para a banda, que tocava em campus e pizzarias.
Foi influenciado pelos amigos a gostar de bandas punks, como D.O.A., TSOL, Ramones e Dead Kennedys
Além de cantar e de tocar guitarra, Billie toca também harmônica, é possível vê-lo tocar no seu DVD, Bullet in a Bible, bateria, contra-baixo, bandolim, piano, um dos primeiros instrumentos que aprendeu a tocar, e aprendeu também a tocar saxofone
Certa vez em um show, uma pessoa da platéia disse algo a Billie Joe durante a música Geek Stink Breath. Billie parou de cantar na mesma hora, e passou a discutir com o "fã". Billie literalmente chamou o indivíduo para o palco para brigar, como este não atendeu seu pedido, Billie tomou distância e pulou com os dois pés na cara do sujeito. Ao fundo, ouvia-se Mike Dirnt reprovando a atitude do suposto fã, com frases como: "Vá chorar para sua mãe, menininho!".
Por outro lado, em um show, uma garota estava sofrendo com alguma brincadeira - possivelmente de empurrões ou algo assim - e Billie Joe parou de cantar a música - homecoming - para dar uma boa bronca no pessoal e dizer para deixarem a garota se divertir em paz.
Billie Joe possui um extensa ficha policial, por incidentes como "destruir" a Tower Records em 1997, dirigir sob a influência de álcool em Berkley, 1997, por entrar no palco nu num show de natal na Madison Square Gardens em 1994, e muitos outros. Em entrevista, foi perguntado sobre o caso em que dirigiu alcoolizado, e que poderia ter ferido alguem, e ele respondeu que é algo "que ele nunca se orgulha e que nunca, jamais, que comentar isso a seu filho"
Em 1997, Billie Joe com a ajuda de Jason White, criou a sua própria gravadora, a até então chamada "Adeline Records", que leva o nome de sua mulher, Adrienne Nesser.
O site Rock.com promoveu uma sondagem aos seus visitantes, na qual a questão que se colocava era "Qual o melhor músico presidente dos Estados Unidos da América?". O eleito pelos visitantes do site foi o vocalista e guitarrista dos Green Day, Billie Joe Armstrong. Entre os candidatos figuravam Bono (U2), Marilyn Manson que ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente, Ozzy Osbourne (Black Sabbath), Axl Rose e Gene Simmons, entre muitos outros.
A guitarra Gibson Les Paul Junior Billie Joe Signature, leva o seu nome.
Billie Joe usa uma réplica de sua primeira guitarra (Fernandez Stratocaster) que tem as letras BJ no seu corpo.
A canção "Pulling Teeth" foi escrita por Billie Joe em "homenagem" a duas garotas que, na terceira série, o obrigavam a sair com elas, ou ele seria socado. Ele foi socado mais de uma vez.
Houve a confirmação de que os membros da banda The Network são na verdade os membros dos Green day, Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt, Tré Cool e Jason White. Inicialmente os fãs especulavam sobre o envolvimento dos mesmos que apareciam sob os nomes falsos (pseudónimos) Fink, The Snoo, Van Gough, Captain Underpants, e Balducci, respectivamente. Quando questionado sobre a possibilidade de envolvimento de algum dos membros do Green Day no projecto The Network, Armstrong negou-o, muito devido ao diferente estilo musical dos Network (new wave) para com os Green Day. Usando máscaras, em várias entrevistas, era possível ver The Network criticar duramente os Green Day o que confundia em muito a especulação. O mesmo se passou com a banda Foxboro Hot Tubs, que já foi confirmada como sendo banda dos integrantes dos Green Day, e, cujo som se assemelha a um rock clássico dos anos 60.
O jogo Tony Hawk's American Wasteland tem Billie Joe como um personagem oculto.
Billie Joe, por conseqüencias desconhecidas, tocou pelado a música She em um show ao vivo na Madison Square Gardens, em 1994.
Discografia
Green Day
1,039/Smoothed Out Slappy Hours (1990) -- Vocalista, Guitarra
Kerplunk! (1992) -- Vocalista, Guitarra, Bateria na música "Dominated Love Slave"
Dookie (1994) -- Vocalista, Guitarra, Percussão na música "All By Myself (hidden track)"
Insomniac (1995) -- Vocalista, Guitarra
Nimrod (1997) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
Warning (2000) -- Vocalista, Bandolim, Guitarra, Harmónica na música "Minority"
International Superhits! (2001) -- Vocalista, Guitarra
Shenanigans (2002) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
American Idiot (2004) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
Bullet in a Bible (2005) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
21st Century Breakdown (2009) -- Vocalista, Guitarra, Piano
Pinhead Gunpowder
Vocalista e Guitarra em todas as músicas
Jump Salty (1995)
Carry the Banner (1995)
Goodbye Ellston Avenue (1997)
Shoot the Moon EP (1999)
Compulsive Disclosure (2003)
West Side Highway 7" EP (2008)
The Network
Money Money 2020 (2003) -- Vocalista, Guitarra
Omega 3000 (TBA)
Foxboro Hot Tubs
Stop Drop and Roll (2008) -- Vocalista
Data de nascimento 17 de Fevereiro de 1972 (38 anos)
Origem Oakland, Califórnia
País Estados Unidos
Gêneros punk rock, pop punk, Alternative Rock, New Wave, Garage Rock
Instrumentos vocal, guitarra, violão, piano, teclado, harmônica, bandolim, baixo, bateria, saxofone
Período em atividade 1987 - atualmente
Gravadora(s) Reprise Records
Lookout! Records
Adeline Records
Afiliações Green Day
The Network
Pinhead Gunpowder
Foxboro Hot Tubs